![]() |
Greve que conquistou aumento salarial de 50% aos jornalistas do Diário do Pará e DOL |
Em Setembro deste ano, um corajoso grupo de jornalistas do Diário do Pará e DOL iniciou o movimento "Jornalista Vale Mais" em Belém, exigindo melhores condições de trabalho na redação do jornal - onde não contavam sequer com água potável para o consumo, nem com sabonete ou papel higiênico em seus banheiros - bem como por aumento do Piso Salarial para o conjunto de sua categoria, entre outras reivindicações expressas numa Carta Aberta entregue à direção do grupo RBA de Comunicação. O movimento culminou numa importante greve que repercutiu nacionalmente, recebendo muito apoio, tanto de estudantes, quanto personalidades e, inclusive, a solidariedade de jornalistas de outros grupos de comunicação, com atos públicos e manifestações na Almirante Barroso.
A greve desses trabalhadores conquistou grandes vitórias, além da demonstração de força que rompeu o imobilismo de cerca de 26 anos dessa categoria em nossa cidade, o aumento salarial imediato em 30% e, posterior, para 2014, mais 20%. O maior aumento da categoria em todo o país. E estabelecido a garantia de estabilidade de 45 dias aos grevistas, num acordo entre a empresa e os jornalistas.
![]() |
Jornalistas protestam contra as retaliações. (dia 20/11) |
Portanto, nós do DCE da UNAMA queremos nos solidarizar mais uma vez com a justa luta desses jornalistas que não tiveram medo de questionar e enfrentar a indignidade imposta aos trabalhadores no negócio da família Barbalho. E declaramos nosso completo REPÚDIO a essa clara Perseguição Política aos jornalistas que realizaram a greve, nosso repúdio total ao claro Assédio Moral que estão sofrendo os demais jornalistas do Diário do Pará e do DOL nessa grotesca ameaça de tabela e repúdio a essa afronta ao Direito de Greve que é garantido constitucionalmente ao conjunto dos trabalhadores! Estamos ao lado desses trabalhadores, bem como estaremos mobilizando e incentivando os estudantes de Comunicação da UNAMA a compreender o ocorrido, somando-se nessa solidariedade.
Nesse domingo (24/11) esses trabalhadores e o Sinjor (Sindicato dos Jornalistas) realizarão assembleia geral para discutir a continuidade da luta contra todos esses absurdos!
Em defesa do Direito de Greve e contra o Crime do Assédio Moral!
Reintegração do Jornalistas demitidos já!
Fim às Demissões e toda forma de Retaliação!
#JornalistaValeMais #ALutaContinua!