quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Mobilização contra o aumento da passagem começa em Belém

Entidades que constroem o Fórum Metropolitano em Defesa do Transporte Público de Qualidade realizaram na manhã dessa sexta-feira, 13/01, sua primeira mobilização questionando o sistema BRT proposto pela prefeitura e o aumento da passagem para R$ 2,10 que foi recentemente anunciado.
De acordo com Silvia Letícia, da Associação de Sindicatos Unidos Pra Lutar, a primeira ação da do fórum foi o ingresso com documentação no Ministério Público Estadual. A forma como foi implantado o sistema BRT está marcada por questionamentos. Desde a licitação até o próprio financiamento do projeto, tudo deve ser esclarecido.
A sindicalista disse ainda que a única forma do projeto ser elucidado seria através de audiências públicas, coisa que não ocorreu. Além do mais, a prefeitura com o BU (Bilhete Único) e o BRT pretende aplicar dois aumentos no preço da passagem esse ano. Nós do Fórum do Transporte organizaremos já na próxima plenária um calendário de mobilização com atos de rua convidando a população a se somar na luta em defesa de um transporte público de qualidade.

O Fórum Metropolitano em Defesa do Transporte Público de Qualidade foi formado na última quarta-feira, 11/01, a partir do chamado da Unidos Pra Lutar, do Coletivo Vamos à Luta, do SINTSEP-PA (Sindicato dos Servidores Federais), SINTRAM (Sindicato dos Rodoviários de Ananindeua e Marituba), DCE UNAMA e Grêmio UG. Essas entidades lançaram manifesto chamando a construção da frente questionando as inúmeras irregularidades no sistema BRT e o conseqüente aumento da passagem previsto com o mesmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Partice, comente!