sábado, 14 de setembro de 2013

Estudantes querem Audiência Pública com a Reitoria e Coordenações para discutir suas reivindicações e a venda da UNAMA

Estudantes realizam protesto contra o sucateamento da educação na UNAMA

Na última quinta-feira (12/09), o DCE e os estudantes da UNAMA realizaram um importante dia de manifestação em nossa universidade, discutindo coletivamente os problemas que tem se acumulado no último período e a completa inércia da Reitoria da universidade. Estudantes de vários cursos apresentaram reclamações e pautas específicas e gerais, de estrutura e acadêmicas, com amplificador e carro-som com microfone aberto, democraticamente, para que qualquer um pudesse apresentar suas indagações e contribuições. O ato público transformou-se em uma passeata dos estudantes por alguns blocos no campus Alcindo Cacela, explicando o que ocorria e chamando as turmas a se somarem a manifestação que seguiu rumo à Reitoria para a reunião previamente agendada pelo DCE com a Reitora Ana Célia Bahia. Vários estudantes se somaram, turmas saíram de sala e professores chegaram a convidar os manifestantes a passar em suas turmas, dadas as indagações sobre o sucateamento no tripé da educação superior, a precarização das relações de trabalho e uma bomba: a denúncia no jornal Diário do Pará sobre a venda da UNAMA, que levanta inúmeras inseguranças aos estudantes e trabalhadores da instituição. Após algumas salas visitadas ao canto de palavras-de-ordem que exigiam qualidade, transparência e não aumento das mensalidades, os estudantes foram à Reitoria buscar a reunião e as respostas concretas aos problemas.


Uma Reitoria anti-democrática, uma política de cortes e ajustes


A Reitora Ana Célia Bahia - que não foi eleita para estar ocupando o lugar que ocupa - enviou um representante de gabinete declarando que queria reunir apenas com 12 representantes estudantis - o que não abarcaria nem sequer a representação da totalidade de cursos da universidade, nem os membros da gestão do DCE. Os estudantes, em resposta à proposição da Reitora, através de uma votação instalada ali mesmo como exemplo de democracia, decidiram que não aceitariam a exclusão de ninguém e exigiram que a reunião fosse pública. No entanto, numa demonstração de falta de democracia e desrespeito aos interesses das dezenas de estudantes ali presentes, a Reitora se negou terminantemente a aceitar reunião pública, no intuito de reduzir o movimento e repetir entre quatro paredes de gabinete o que tem feito ao longo desses 2 anos de gestão: apenas se negar a atender reivindicações e/ou enrolar os estudantes com promessas que não cumpre (como a promessa dos vestiários que assinou em 2012 e que ninguém ouviu sequer notícia).

Isto é reflexo do agravamento da crise que prejudica nossa comunidade acadêmica, com demissão de professores e funcionários e cortes orçamentários e ajustes na UNAMA. Ana Célia Bahia tornou-se a representante mais autoritária que já passou pela Reitoria para poder aplicar estas orientações de casar aumento de mensalidade com redução de investimentos. Por isso se nega terminantemente a dialogar com os estudantes para não dar respostas aos problemas e ainda aplicando cortes, como o da Bolsa de Monitoria, que caiu de R$ 300,00 para R$ 214,00. Age bionicamente em favor das mantenedoras da universidade, sem se importar com os baixíssimos índices de Bolsas de Pesquisa e Extensão, a falta de Restaurante Universitário e Vestiários com chuveiros para higiene dos estudantes, a evasão estudantil causado pelo aumento das mensalidades, Taxa de Estacionamento ou a própria falta de estrutura para abrir cursos novos que iniciam sem livros e com poucos professores, superlotando salas. Para tentar maquiar essa crise, prometeu um Fundo de Apoio à apresentação de trabalhos em congressos, mas em vez de aumentar os investimentos para os estudantes, cortou metade do repasse do DCE e dos CA's (que serve para realizar congressos, seminários e atividades dos estudantes em geral). Um ataque à um direito dos estudantes e uma forma de tentar punir e calar as lutas e denúncias do DCE! No início do ano impediu que as entidades estudantis participassem a Aula Magna, trancando-nos pra fora do Auditório David Mufarrej. Agora, a Reitora não quis sequer sair de seu confortável gabinete para falar aos estudantes, o que derruba por terra o discurso de boas-vindas feito por ela no início das aulas, onde declarava-se "à completa disposição dos estudantes". Não se pronuncia nem sobre os recorrentes casos de falta de Segurança na Alcindo Cacela e em especial na Senador Lemos, onde ocorrem arrastões e onde já se assaltou até o guarda da UNAMA.

É hora de uma Audiência Pública na UNAMA para termos explicações e as soluções concretas aos problemas vividos cotidianamente!

Com a negativa da REItora Ana Célia Bahia em receber os mais de 70 estudantes para diálogo, instalou-se Assembleia na própria Reitoria e foi decidido a convocação de Audiência Pública para a QUARTA-FEIRA, dia 18/09, às 18h, intimando a participação da Reitoria, Coordenações de Curso, funcionários, professores e estudantes, exigindo explicações sobre a venda da universidade e soluções concretas às reivindicações levantadas pelo DCE e os estudantes, em nossa carta de reivindicações (que ainda está em aberto).

Para tanto, o Diretório Central de Estudantes da UNAMA está organizando uma campanha de divulgação e convocação, a ser preparada nesse sábado (14/09) à tarde, na sede do diretório próximo ao campus Alcindo Cacela. É urgente e necessária a participação do máximo de estudantes possível pra fortalecer a nossa mobilização. O DCE vem batalhando por melhorias desde o início do ano, mas só teremos vitórias com o apoio real dos estudantes. Pois é com luta coletiva que se conseguem vitórias, não com conversas de gabinete com quem não tem o menor interesse em, de fato, escutar a voz dos estudantes. Então te convidamos a se somar à nós, a vir fazer parte do DCE, a ajudar na construção de um movimento estudantil independente, democrático, unido e de ação! Vamos À Luta!

CONTATOS: Maiza Monte 96035304 ou 82356094, Manu Nery 81106954, Eduardo Rodrigues 89080484, Carolina Mendes 81133048.


Gestão A LUTA NÃO PÁRA: QUEM SABE FAZ A HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Partice, comente!