sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

VÍDEOS: Protesto de estudantes em Aula Magna questiona MEC e Reitoria da UNAMA

Representantes do DCE e CA's protestam na Aula Magna contra aumento das mensalidades
Nesse dia 22/01, a Aula Magna da UNAMA contou com a presença de Dilvo Ristoff, diretor de Políticas e Programas de Graduação do Ministério da Educação para falar sobre "A Educação Superior no Brasil: tendências e desafios". A Reitoria, na figura de Ana Célia Bahia, recorreu ao MEC para mascarar a grave crise que está atravessando nossa universidade e tentar acalmar os ânimos. Longe de falar de "tendências e desafios" no Ensino Superior, Dilvo Ristoff veio reproduzir o falso discurso dos Governo Lula/Dilma, que: a educação nunca esteve melhor e chamando de "democratização" a crescente mercantilização do direito à educação. Um discurso que se choca com o mundo real:

Nos últimos anos o Governo Dilma aplicou uma sequência de cortes no orçamento da educação, em mais de 5 bilhões. Em 2012 a tremenda greve dos educadores das Federais questionou o sucateamento da educação, com caravanas estudantis e manifestações em Brasília. Em 2013, milhões foram às ruas de todo país dizendo "Ô Dilma, vou te falar: O professor vale mais que o Neymar!" e "Da Copa eu abro mão, quero dinheiro pra saúde e educação!" e mais greves de professores - destaque às do Pará e Rio de Janeiro, reprimidas à mando dos governos Jatene e Cabral. Em 2014, o orçamento da educação será de míseros 3,44%, enquanto que a dívida pública (a "Bolsa Banqueiro") consumirá cerca de 43% do PIB! A insatisfação nas universidades particulares contra o aumento das mensalidades, taxas extras e a má qualidade se espalha pelo país também. A recente quebra da Gama Filho e UniverCidade no Rio mostram a verdadeira cara do MEC, que as descredenciou e as quer fechar, mandando ao olho da rua milhares de educadores. Os estudantes exigem a federalização de ambas instituições e se manifestam favoráveis à proposta também os Reitores das universidades públicas UFF, UFRJ e Unirio. Centenas de estudantes vão às ruas e há protestos em Brasília, onde ocupam o MEC e são reprimidos pela polícia do Planalto. Programas como FIES e PROUNI são, de fundo, formas de repassar dinheiro público às instituições privadas e ocupar suas vagas ociosas, para mascarar a evasão e a crise que se instala no setor. Sobre nada disso falaram Dilvo Ristoff e Ana Célia Bahia.

Foi por isso tudo que estudantes da UNAMA tiveram negado o pedido de direito à voz na saudação da Aula Magna e mesmo assim fizeram ouvir, cantando palavras de ordem, a indignação contra os 20 anos de aumento das mensalidades, contra a absurda taxa de estacionamento a falta de democracia na UNAMA, bem como prestando solidariedade aos estudantes da Gama Filho e UC exigindo a federalização destas diante do diretor do MEC, denunciando a Reitoria pelos cortes de investimentos e ainda cobrando respostas concretas sobre a venda da UNAMA em Audiência Pública. É nesse espírito de luta que iniciamos o ano e reforçamos o chamado aos estudantes para o dia 30/01. Vem pra rua: contra o aumento da mensalidade!

Vídeos da intervenção de representantes do DCE e de CA's na Aula Magna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Partice, comente!