terça-feira, 2 de julho de 2013

REPRESSÃO E VEREADORES DE ZENALDO CONTRA O POVO NA CÂMARA MUNICIPAL DE BELÉM

Neste dia 1º de Julho as manifestações pela redução da tarifa de ônibus e pelo Passe-Livre se concentraram na Câmara Municipal de Belém, onde se votava o PPA (Plano Plurianual) que decide os valores orçamentários do município aplicados em áreas sociais nos próximos 4 anos. Desde cedo estava clara a má vontade dos vereadores da base aliada do prefeito Zenaldo (PSDB), que vetarem as emendas que destinavam aplicação de 20% do orçamento em Saúde e 25% em Educação e se negaram a posicionar-se sobre a redução da tarifa de ônibus e a votar o Passe Livre (tema que possui 4 projetos na casa), os manifestantes indignados, já ao anoitecer, decidiram ocupar a Câmara em protesto. Vários vereadores saíram pelos fundos e o plenário alegou falta de quórum para a votação, suspendendo a seção. Foram acionadas Rotam, Choque, Polícia Militar e Guarda Municipal para cercar a ocupação que se mantinha pacífica e que, como prova da auto-organização dos manifestantes, passou a ser transmitida online por uma equipe de comunicação improvisada.

No dia 2 de Julho cresceu a solidariedade com os manifestantes, com mais pessoas se somando à ocupação e levando mantimentos desde logo cedo. No entanto, o desenrolar dos fatos por volta do meio-dia foi uma completa vergonha para todo o povo de Belém: os estudantes e trabalhadores que pressionavam pela aprovação das emendas em favor da saúde, educação e Passe Livre foram expulsos numa ação de completa truculência da polícia, à base de muito spray de pimenta, agressões físicas, gás lacrimogêneo, bombas de efeito moral e até tiros de bala de borracha dentro da própria Câmara. Tudo isso para forçar a votação do PPA sem fiscalização social, na marra! Enquanto emissores de TV chamavam de vândalos aos manifestantes, a polícia agredia, explodia bombas e atirava, muitos sem identificação, para que os vereadores passassem por cima da educação e da saúde mais uma vez e, por fim, aprovassem seu recesso, fugindo como ratos pelos fundos da “Casa do Povo”, de onde o povo era expulso arbitrariamente!

Declaramos nosso total repúdio à recorrente repressão de Zenaldo, que é responsável pela morte de uma trabalhadora garí - Cleonice Oliveira – em uma das manifestações populares, e também denunciamos os vereadores aliados do prefeito que votam contra a população de Belém na Câmara! Nós do DCE-UNAMA seguiremos batalhando junto ao Movimento Belém Livre enquanto ferramenta a serviço do povo trabalhador e da juventude em nossa cidade, fortalecendo a luta pela redução da tarifa de ônibus, pelo Passe-Livre e por todos os demais direitos que nos são feridos e negados. Pois é no Poder que estão os baderneiros, vandalizando e depredando nossos direitos e anseios!

Todos amanhã (quarta-feira) às 16h em São Brás!
Concentração para a próxima manifestação!



A Luta Não Pára: Quem Sabe Faz a Hora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Partice, comente!