domingo, 15 de dezembro de 2013

Caos na saúde de Belém vira notícia nacional

Trabalhadores do HPSM lutam por qualidade na saúde e contra as privatizações.
Na última sexta-feira (13), todo o Brasil viu no "Globo Repórter" a terrível situação que atravessa o Hospital Municipal Mário Pinotti, o "PSM da 14" de Belém do Pará. Foram vários pacientes denunciando o descaso, a falta de médicos e de medicamentos básicos, os funcionários reclamando do sucateamento da estrutura do hospital e da ausência de materiais de expediente.

O DCE UNAMA, enquanto entidade dos movimento sociais, esteve ao longo desse ano acompanhando de perto a realidade do HPSM da 14, prestando nossa solidariedade a estes servidores que realizaram várias lutas cobrando respostas aos problemas de falta de remédios, como Soro e Dipirona, equipamentos de exame e estrutura física para o funcionamento do hospital. Os trabalhadores ao irem pra rua deixavam claro que sua luta naquele momento não era por salário, mas por INVESTIMENTO na saúde para garantir as condições MÍNIMAS de atendimento para os pacientes que sofrem nas filas. Na reportagem, a enfermeira Rosana Rocha, presidente da ASSESMUB (Associação de Servidores da Saúde do Município de Belém), denunciou que os maqueiros são obrigados a levar os enfermos pelas escadas com o apoio de uma prancha, já que o elevador não funciona há mais de um semestre.

Enfermeira Rosana Rocha em Junho cobrando mais verbas pra saúde pública.
Sabemos que trata-se de um problema global na Saúde de Belém e do Brasil. Assim como em nossa cidade vimos muitas greves e manifestações cobrando por educação e saúde "padrão FIFA", aconteceu em inúmeras outras cidades. Pois é o estrangulamento das verbas públicas que gera esse caos. É a política de ajuste fiscal para garantir dinheiro à Dívida Pública, que nos rouba metade do PIB, somada à política de sucateamento em nome da privatização dos serviços públicos. É isso o que explicam as greves aqui de ACS e ACES (Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias), a recusa do Prefeito Zenaldo (PSDB) de discutir a saúde em Audiência Pública e os seus aliados na Câmara de Vereadores se negarem a destinar 20% do orçamento do município à sáude no PPA (os mesmos vereadores que barraram o projeto do Passe Livre). A realização de uma Conferência Municipal de Saúde às escuras é outro demonstrativo. Não é à toa que o Diretor do HPSM e a Secretária de Saúde de Zenaldo são tão evasivos e fazem declarações mentirosas dizendo que tudo está melhorando, fingindo não saber dos problemas e, no final da reportagem, até chegando ao cúmulo de rezar um "Pai Nosso" - como se não tivessem responsabilidade ou condições de resolver nada. Um cinismo e um completo desrespeito com os doentes e mortos nas filas do hospital!

Nós do DCE UNAMA convidaremos à nossa XII SEMANA ACADÊMICA DO DCE UNAMA esses lutadores que defendem a saúde pública, gratuita e de qualidade em nossa cidade, para trazerem a sua experiência de profissionais da saúde e o significado da realidade que atravessamos. A luta é que muda a vida!

Manu Nery e Eduardo Rodrigues, do DCE, apoiando servidores do HPSM da 14.

Gestão A Luta Não Pára: Quem Sabe Faz a Hora!

Algumas notícias veiculadas.
1.
http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/10/funcionarios-do-psm-mario-pinotti-paralisam-atividades-em-belem.html
2. http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/10/funcionarios-do-psm-mario-pinotti-paralisam-atividades-em-belem.html
3. http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/10/populacao-denuncia-condicoes-precarias-de-psm-em-belem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Partice, comente!