sábado, 21 de dezembro de 2013

Vamos à Luta contra a EBSERH na UFPA!

Nos últimos meses, a reitoria da UFPA vem tentando aprovar o projeto de privatização da saúde pública, que está ocorrendo em diversos estados pelo Brasil, aderindo a Universidade Federal do Estado do Pará ao EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). A EBSERH é uma tentativa do Governo Federal de privatizar os hospitais universitários com o intuito de aumentar o lucro dos empresários e, dessa forma, investir minimamente na saúde pública.
Com a implementação desse projeto, será transferido o patrimônio da UFPA, que são os hospitais universitários: Barros Barreto e Bettina Ferro, para esta empresa, surgindo, assim, uma grande possibilidade de ocorrer a demissão de centenas de funcionários destes hospitais, deixando um grande dúvida sobre como funcionará o SUS, se perderá espaço para a entrada de planos de saúde ou não. Esse projeto também deixa os alunos da área de saúde da UFPA com incertezas sobre seu futuro acadêmico, pois não temos garantias que estes estudantes continuarão utilizando irrestritamente os espaços destes hospitais, como sempre fizeram.
A reitoria sabendo que a comunidade acadêmica junto com a população, não aceitaria facilmente este projeto, utilizou da tática de não debater seriamente como aconteceria de fato a aplicação da EBSERH na universidade, negou dessa forma uma ampla divulgação na mídia, tentou de todas as formas ocultar as datas de votação de CONSUN, e o mais grave: não consultou as pessoas que mais necessitam destes hospitais.
De forma totalmente antidemocrática, o Reitor Maneschy, não priorizou a opinião dos estudantes, professores e técnicos presentes nos CONSUN realizados. Por consequência de tais atos, a comunidade acadêmica tentou de todas as formas barrar esta privatização, paralisando a votação, gritando palavras de ordem no plenário.
No último CONSUN, o reitor não estava presente, entretanto, seu representante e vice reitor, Scheneider, estava presente. O mesmo seguiu utilizando da mesma tática do reitor e de forma ilegal, abriu uma votação via e-mail, sendo que no regimento da UFPA não está autorizando o uso de tal prática.
Por esses motivos, nós do DCE-UNAMA, que acompanhamos desde o início a movimentação contra a EBSERH, prestando solidariedade aos estudantes da UFPA, UEPA e a todos os demais que utilizam os hospitais universitários, ratificamos que os métodos utilizados nesta votação foram imorais, não aceitamos essa tentativa "a qualquer custo" de privatizar a saúde brasileira, não aceitamos a incerteza que a EBSERH traz para a comunidade acadêmica e para os usuários do SUS; portanto, Vamos à Luta barrar a EBSERH, os abusos do Governo Dilma e a intransigência da Reitoria da UFPA!

Ocupação da Reitoria da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Partice, comente!