quinta-feira, 24 de abril de 2014

Conquistas estudantis de Abril e críticas do DCE à omissões da Reitoria da UNAMA

Reunião entre DCE e Reitoria que discutiu pautas estudantis (Abril/2014).
No início desse mês de Abril, depois de 3 meses de persistência da direção do Diretório Central de Estudantes, a Reitoria da UNAMA atendeu nosso pedido de reunião. Reunião que cobramos com o intuito de obter respostas sobre as pautas apresentadas desde o início do ano protocoladas pelo DCE na Reitoria, durante Ato Público, na Carta de Reivindicações construída pelos estudantes ao longo dos últimos meses em assembleias, conselhos estudantis e diálogo com Centros Acadêmicos.

Após essa última reunião é preciso salientar duas coisas muito importantes: primeiro, que esta é mais uma demonstração concreta de que a luta dos estudantes conquista vitórias reais e, em segundo lugar, que é cada vez mais necessário que sigamos lutando até a realização das novas e demais pautas estudantis. Agora apresentamos aqui os resultados das lutas travadas no último período em nossa gestão e as respostas que recebemos na última reunião com a Reitoria:

Conquistas concretas e os compromissos assumidos pela Reitoria:

1. A entrega de dois novos Laboratórios de Informática no campus Alcindo Cacela, situados no 1º andar do Bloco E, com 31 novos computadores em cada uma das salas;
2. A entrega de 31 novos computadores para um dos Laboratórios de Informática do Instituto de Ciências Jurídicas - ICJ, no campus Senador Lemos;
3. A entrega de um vestiário masculino e de um vestiário feminino no Bloco A, no ICJ - campus Senador Lemos situado o curso de Direito da UNAMA;
4. A entrega do novo Laboratório de Estética na campus Alcindo Cacela;
5. O comprometimento de renovação de todos os computadores do Laboratório de Informática do Bloco F (cursos da saúde), no compus Alcindo Cacela, agora neste próximo 2ª semestre de 2014;
6. O comprometimento com a melhoria no sistema de Wi-fi da UNAMA também para este próximo 2º semestre de 2014.

Dois novos laboratórios de informática na Alcindo Cacela e novos computadores no ICJ.
Ficamos felizes em anunciar esse conjunto de conquistas, pois as entendemos não como presentes dados por uma Reitoria boazinha, mas sim frutos suados das várias lutas travadas pelos estudantes, pelos Centros Acadêmicos e pelo DCE UNAMA. Cobramos, ao longo do último período, mais qualidade na universidade, mais estrutura e incentivo pedagógico à produção científica, por uma política de Assistência Estudantil, bem como combatemos aos aumentos de taxas extras, das mensalidades, contra o aumento na Tarifa de Estacionamento para estudantes, contra os cortes e ajustes no valor das bolsas estudantis e contra a redução de nossas Cotas de Impressão. Os estudantes questionam, com toda a razão, os vários problemas e temos conseguido nos fazer ouvir com as nossas mobilizações. Algumas pautas a Reitoria e a Mantenedora querem responder com um simples "não discutiremos isso", o que não aceitaremos.

Manifestação de repúdio do DCE à política de abandono crescente da Reitoria quanto ao campus BR da UNAMA.

Antes o campus "carro-chefe" da UNAMA, hoje um campus BR abandonado!
Infelizmente, a Reitoria da universidade tem se negado a discutir ou mesmo se posicionando abertamente contra uma série de outras pautas que julgamos inadiáveis, tais quais o fim da Tarifa de Estacionamento. A Reitoria, por omissão, também tem cada vez mais abandonado o campus BR, sem traçar políticas e sem atender às propostas de melhorias para o campus apresentadas pelo DCE, de modo que o campus encontra-se cada vez mais isolado na vida universitária da UNAMA. Os estudantes tem reclamado de falta de atividades e, inclusive, de informações gerais da universidade no campus BR. Todas as nossas pautas incluíram o campus BR, desde vestiários, computadores, bolsas de pesquisa e extensão, fim da tarifa de estacionamento, etc. No entanto, a Reitoria se omitiu em todas as pautas apresentadas para o campus. Isto é inaceitável e deve ser repudiado pelo conjunto dos estudantes do campus BR e demais pólos. Sempre prezamos o diálogo com a Administração Superior, no entanto, está demonstrado mais uma vez que o diálogo por si só, por vezes, não é suficiente. Pois com frequência o diálogo da Reitoria é dizer "não".

Por isso é importante que os estudantes se mobilizem, organizem seus Centros Acadêmicos e LUTEM para avançar em suas pautas. Os Centros Acadêmicos não podem ser só entidades para realizar atividades acadêmicas periodicamente, devem se engajar ao lado do DCE e demais CAs para lutar por melhorias para o curso e para o conjunto de nossa universidade. O DCE UNAMA esteve chamando aos estudantes e seus CAs à várias lutas ao longo de sua gestão e obteve, ao lado deles, diversas vitórias importantes. Nesse sentido, é preciso unificar ainda mais os estudantes, pois foi com mobilização, unidade e luta que se garantiram estas últimas pautas e todas as demais melhorias conquistadas na UNAMA em favor dos discentes, tais como o fim da taxa de prova substitutiva ou a ampliação, em 2013, de 100% do número de bolsas de pesquisa e extensão da universidade. É preciso ir mais além e é possível.


CEB e encerramento da Gestão 2013/2014 do DCE UNAMA.

Nossa gestão está chegando ao fim, agora nesse mês de Abril, completando seu 1 ano de mandato. A entrega da entidade, contas, chaves, meios de comunicação, etc, se darão na realização do 3º e último Conselho de Entidades de Base (reunião entre Centros Acadêmicos e DCE) que terá data, horário e local de sua realização publicadas nesse dia 25/04 (sexta-feira), com o fim de articulação da Comissão Eleitoral e a escolha de datas nas quais se procederão as próximas Eleições do DCE UNAMA. Decidimos por realizar uma 3º convocatória de CEB com o intuito de garantir a máxima democracia, ampliando ainda mais sua publicidade. Desde agora, desejamos que os estudantes estejam cada vez mais organizados e engajados, que a futura gestão dê continuidade às lutas dos estudantes da UNAMA.

Gestão "A Luta Não Pára: Quem Sabe Faz a Hora".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Partice, comente!