quarta-feira, 8 de maio de 2013

TODA SOLIDARIEDADE A OCUPAÇÃO DA REITORIA NA UFMA!

Estudantes em Assembleia e luta

O Diretório Central de Estudantes da Universidade da Amazônia vem manifestar o seu apoio e solidariedade com a luta dos estudantes da Universidade Federal do Maranhão que se encontram ocupando a Reitoria da UFMA, desde ontem, dia 07/05. A ocupação é resultante de diversas tentativas de diálogo dos estudantes da UFMA com a Reitoria, que tem mantido uma constante postura de descaso diante de pautas estudantis, a saber, Restaurante Universitário e entrega da Residência Estudantil, entre outras demandas. Foi, portanto, deliberado em Assembleia Geral de Estudantes, realizada dia 07/05, pela Ocupação como uma forma de pressionar à que a Reitoria da UFMA dê respostas imediatas aos questionamentos dos estudantes que enfrentam os efeitos de sucateamento impostos pela ampliação sem qualidade produzida pela aplicação do Reuni do Governo Lula e Dilma, com falta de professores e condições estruturais básicas de permanência estudantil na universidade.

Os estudantes da Universidade da Amazônia, com seus Centros Acadêmicos e DCE, tem travado também diversas lutas em nossa universidade desde o ano passado, em função do mesmo descaso, omissão e do crescente autoritarismo da Reitora Ana Célia Baia e da Administração Superior da UNAMA, fruto da falta de regulamentação do ensino particular no Brasil - também responsabilidade do Governo Dilma - enfrentando em nossa universidade absurdos como a inexistência de Restaurante Universitário e Vestiários, o constante aumento abusivo de mensalidades, taxas, entre diversos outros problemas estruturais e pedagógicos de todo gênero, como falta de incentivo e insuficiência de Bolsas de Pesquisa e Extensão. Portanto, entendendo que a luta dos estudantes é a mesma, seja no grande sucateamento nas universidades públicas ou na exploração mercadológica precária nas particulares, tendo em vista a crise global na educação que atravessa nosso país, declaramos nosso apoio e solidariedade! Estaremos realizando Conselhos Estudantis nos próximos dias 8, 15 e 22, a fim de fortalecer e organizar estas lutas dos estudantes em nossa universidade.

E a luta destes estudantes que encontram-se hoje trancados, sem luz ou internet para a comunicação exterior, dentro da Reitoria da UFMA em defesa dos interesses dos estudantes, é também nossa luta!

Gestão A LUTA NÃO PÁRA: QUEM SABE FAZ A HORA!

Um comentário:

  1. Sou estudante do curso de Computação da UFRA
    e também membro do DCE-UFRA (Coordenação de assuntos estudantis) e apoio a ocupação de reitoria da UFMA.

    Enquanto sobra dinheiro pra banqueiros, mensaleiros e projetos de destruição da Amazônia (Belo Monte), este mesmo governo corta 5 Bilhões de reas da educação e ainda ta diminuindo em 60% o nosso direito a meia entrada. Este corte afeta diretamente nos incentivos a pesquisa, a extensão, a assistência estudantil... Precisamos lutar contra esse descaso total do Governo com a educação. 0/

    ResponderExcluir

Partice, comente!