segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Estudantes impedem reajuste pela 2ª vez e exigem Audiência Pública!

DCE UNAMA
Gestão Lutar e Conquistar!
26/01/2015.

Estudantes protestam na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos/SEJUDH.
Hoje (segunda-feira, dia 26/01) os estudantes das escolas, faculdades e universidades particulares do Pará conseguiram mais uma importante vitória na luta contra o aumento das mensalidades. Com a 2ª manifestação organizada pelo DCE UNAMA, conseguimos evitar novamente o aumento. Também solicitamos Audiência Pública para abrir o debate com o conjunto da sociedade paraense - o que os representantes do Governo Jatente (PSDB) não querem garantir.

Estiveram presentes na reunião de hoje o Dieese/PA, a OAB/PA, o Procon/PA, a UPES e o Sinepe/PA (sindicato dos tubarões do ensino), na presença de Michel Durans da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos/SEJUDH. Os representantes paraenses da direção majoritária da União Nacional de Estudantes/UNE e União Brasileira de Estudantes Secundaristas/UBES, membros da UJS (PCdoB), que estiveram defendendo o aumento das mensalidades em todas as últimas reuniões, simplesmente nem apareceram! Esta é a demonstração máxima de como esse setor pouco se importa com a situação de quem paga para estudar, seguindo em permanente omissão e traição aos estudantes das particulares. A diretoria do DCE UNAMA, junto ao coletivo Vamos à Luta, a ENECOS e outras entidades estudantis, estivemos mobilizando e organizando as ações para apresentar a proposta do movimento estudantil que luta: o congelamento imediato das mensalidades!

DCE UNAMA e estudantes interrompem nova tentativa de aumento nas mensalidades
É importante ficar claro que mesmo tendo adentrado a última reunião do Procon/PA, em 13/01, obviamente, nós não fomos convidados a participar nessa última reunião, nem avisados que ela ocorreria. Especialmente porque a nossa proposta destoa das demais entidades que dizem representar a sociedade. E foi cantando as palavras-de-ordem contra o aumento nas mensalidades, com faixas e bandeiras nas mãos, que o nosso movimento estudantil adentrou o prédio da SEJUDH e a sala onde reuniam as entidades com o Secretário do Governo do Estado. Lá, diante dos representantes dos empresários da educação e das entidades sociais, apresentamos a nossa pauta em coro:

"(...) Já são 19 anos de aumentos nas mensalidades, sempre acima do índice da inflação. Portanto, muito acima do aumento recebido nos salários de trabalhadores e estudantes, que nunca crescem nessa proporção. O índice de evasão estudantil já bate quase 30%, pois já está caro demais, e os empresários ainda querem seguir nos arrancando mais dinheiro?! Não viemos aqui para implorar um reajuste de 1,7% ou 1% acima da inflação, mas para exigir o congelamento das mensalidades. Não dá mais, não aceitamos mais! E fazemos um apelo ao Dieese e à OAB, que sentem e façam os cálculos, que percebam o absurdo já acumulado. Que nos ajudem, pois caso defendam o aumento em nossas mensalidades como os demais, aí, então, não nos representarão também! (...)", disse Eduardo Rodrigues, coordenador do DCE.

Com nossa intervenção, conseguimos que a reunião fosse imediatamente desfeita. Os representantes patronais do Sinepe/PA se retiraram furiosos, os representantes de entidades sociais permaneceram e o movimento definiu ali, em assembleia, que nossa posição a partir de agora, além de seguir lutando pelo congelamento imediato das mensalidades, é, também, exigir a abertura de uma Audiência Pública. Para discutir o assunto de maneira científica e transparente - com um ambiente aberto aos estudantes, pais e à população em geral. O Secretário de Jatene pediu que conformássemos uma comissão para ter mais controle da situação e declarou que não "aceitará" mais outras manifestações como a de hoje. No entanto, não queremos mais reuniões de cúpula, queremos abrir o debate com a sociedade e garantir uma discussão científica sobre as planilhas de aumentos de mensalidades dessas duas décadas, com os índices inflacionários de cada ano e o resultante acúmulo de reajustes, de modo a demonstrar concretamente a abusividade dos empresários.

E para conquistar essa vitória, seguiremos organizando as ações e chamando os estudantes, pois assim acreditamos que deve ser um verdadeiro movimento estudantil: democrático e de luta!

DESDE JÁ CONVOCAMOS TODOS E TODAS A FORTALECER A LUTA, PARTICIPAR DAS PRÓXIMAS MANIFESTAÇÕES E AJUDAR A QUE CHEGUEMOS À UMA GRANDE VITÓRIA! CONTAMOS CONTIGO, POIS UNIDOS SOMOS MAIS FORTES!

Estudantes exigem Audiência Pública sobre reajuste de mensalidades
Obs: caso seja negociado um reajuste menor do que as rematrículas já estão cobrando, ou o congelamento das mensalidades, todas as instituições particulares de ensino terão de devolver o dinheiro cobrado, descontando e nivelando os demais meses de mensalidade.


-------------------------------------

Deu na imprensa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Partice, comente!