terça-feira, 13 de janeiro de 2015

PRESSÃO DOS ESTUDANTES DESMONTA REUNIÃO DO AUMENTO DAS MENSALIDADES!

por Eduardo Rodrigues, Coordenador Geral do DCE.

Estudantes exigem o congelamento das mensalidades em frente ao Procon-PA
 Na manhã de hoje (13/01), estudantes da Universidade da Amazônia (UNAMA) junto ao seu Diretório Central de Estudantes (DCE) construíram uma importante manifestação em frente ao Procon-Pa e conseguiram através de muita pressão desmontar o comitê patronal que todo ano aumenta as mensalidades de escolas, faculdades e universidades de todo o Estado do Pará!

Com o apoio e solidariedade de estudantes de diversas outras instituições de ensino e entidades estudantis, a manifestação denunciou o papel de omissão das direções majoritárias da União Nacional dos Estudantes/UNE e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas/UBES, ligadas ao PCdoB/UJS e ao Governo Dilma (PT/PMDB/PCdoB), que nunca mobilizam ou lutam contra os aumentos das mensalidades, mesmo sempre sendo informadas antecipadamente sobre as reuniões para os reajustes.

Ricardo Soares, do DCE UNAMA denuncia o imobilismo da direção da UNE e UBES (UJS-PCdoB), e os 20 anos de aumentos nas mensalidades. "É necessário lutar contra os ataques dos empresários!"
A manifestação ocorreu na Trav. Castelo Branco com faixas e palavras-de-ordem contra o aumento, depois adentrou a sala de recepções do órgão, obrigando a que a reunião parasse. O Procon-Pa solicitou a presença de represantes do movimento na reunião, quando foram indicados membros do DCE, da ENECOS e do Coletivo Vamos à Luta. Todos exigiram de forma intransigente o congelamento imediato das mensalidades contra a proposta de aumento em 8,3% dos empresários e contra as propostas de que se aumentassem nos marcos da inflação. Depois de muita pressão, as entidades presentes concordaram em dissolver a reunião e chamar outra para a semana.

Pela primeira vez os estudantes conseguem este feito, o que simboliza uma importante vitória política do movimento! Nós do DCE UNAMA temos certeza absoluta que com o fortalecimento desse movimento e dessa luta, teremos todas as condições necessárias para não só adiar reuniões, mas de efetivamente derrotar o aumento das mensalidades de 2015 nas ruas! Hoje fica mais uma vez comprovado de que quando vamos à luta, podemos mudar as coisas! SEGUIREMOS NA LUTA E CONTAMOS COM VOCÊS PARA OS PRÓXIMOS PASSOS!

Diretório Central de Estudantes da Universidade da Amazônia
Gestão "Lutar e Conquistar!"

OAB-PA, Procon-PA, UNE, UBES, Sinepe-PA e Dieese-PA debatem o reajuste, enquanto membros do DCE UNAMA, ENECOS e coletivo Vamos à Luta defendem o congelamento imediato das mensalidades.
Manifestação adentra a sala de recepções do Procon e tem membros convidados a participar da reunião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Partice, comente!