segunda-feira, 2 de março de 2015

DCE mobiliza estudantes para Assembleia Estudantil e Manifestação contra política de cortes, reajustes e sucateamento da UNAMA

Agitação do DCE no Hall de Entrada da Alcindo (26/03)
O Diretório Central de Estudantes (DCE) esteve em muita atividade no campus Alcindo Cacela e parcialmente no campus Senador Lemos, passando nas salas dos estudantes calouros nessa semana passada, distribuindo o nosso Informativo Nº 01/2015 e dialogando sobre a situação que atravessa nossa universidade. Também realizamos uma primeira agitação no CESEPE, onde turmas estão assistindo aula devido atrasos nas obras e falta de estrutura na Alcindo. Publicamos abaixo informações o nosso novo panfleto e no Informativo nº 01/2015.

_______________________________________________________________________________


Dia 03/03: Vamos à luta contra o aumento das Mensalidades e a precarização na UNAMA!

Os representantes do DCE UNAMA visitaram as salas de aula nessa semana passada e distribuíram o Informativo nº 01 de 2015 do DCE, a fim de dar boas-vindas e explicar aos estudantes a situação da universidade. No entanto, a realidade atravessada pelos recém-chegados é muito preocupante e problemática. Por isso acreditamos ser necessário cobrar respostas do Reitor da UNAMA, Janguiê Diniz.  Por isso estamos distribuindo este novo panfleto convocando a mobilização e uma Assembleia dos estudantes. (FOTO: DCE promove agitação e dialoga com calouros no CESEPE, onde encontram-se parte deles)

Agitação do DCE com os 4 andares de calouros no CESEPE
Estreia do Grupo Ser Educacional na UNAMA: sucateamento, cortes e queda na qualidade

O início das aulas em nossa universidade foi marcado por um conjunto de graves problemas. A rematrícula foi desorganizada, com filas enormes, falta de informações e ocorreram diversos adiamentos de início de aulas para grande parte dos cursos, em especial os do campus Alcindo Cacela. Além disso, nossos boletos trouxeram a inaceitável notícia de mais um aumento abusivo em nossas mensalidades, constando 3 datas diferentes com adicionais que variam entre cerca de R$ 100,00 a R$ 300,00, de acordo com a data de pagamento e o preço do respectivo curso. Um completo absurdo! Mas os problemas não acabam aí: laboratórios de informática fechados, as obras no campus inacabadas, a falta de condicionadores de ar e quadros magnéticos nas salas de aula, a desativação de parte dos banheiros e bebedouros está produzindo grande transtorno. Os calouros estão sendo recebidos da pior forma possível: no primeiro dia de aula (25/02), estavam perdidos sem saber suas salas de aula, outros foram transferidos na mesma data para o campus Senador Lemos como os dos cursos de Serviço Social e Ciências Sociais, e só souberam ao chegarem para a aula! Sendo que os cursos novos não contam com a devida estrutura, equipamentos, bibliografia e, em algumas situações, nem professores para dar aula! Aumentaram a média para 7,0 sem aumentar a qualidade da educação e a ampliação de recursos para o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão! A desorganização e o transtorno são a marca da chegada do Grupo Ser Educacional e do Reitor Janguiê Diniz, presidente do grupo. Há ainda superlotação de salas, junções de turmas de diferentes semestres e cursos e a implantação de disciplinas em EAD para reduzir custos com o pagamento de professores.

Cortes e ajustes atingem veteranos

            Os problemas também atingem os veteranos em uma série de questões. Estão em curso alterações nas grades curriculares, no funcionamento das coordenações de cursos, demissões de professores e funcionários, bem como cortes na pouca Pesquisa e Extensão que existia na universidade, como os projetos “Criança Amazônia”, “Liberdade Assistida” e o “Coro Cênico” que completava os seus 20 anos. Também ocorreu no último período a saída dos estudantes da Rádio UNAMA. Tudo isso compreendemos como um claro ataque à qualidade em nome dos lucros, pois a abertura de 19 mil vagas no último vestibular demonstra a irresponsabilidade da nova administração e o objetivo de massificar a instituição sem a devida estruturação dela para os estudantes. Ainda há a preocupação com o título de “universidade” de nossa instituição, uma vez que se mudarão os critérios, aumentando o número de mestrados, doutorados e outras condicionantes que não são atendidas pela UNAMA. De fato, o Grupo Ser Educacional nunca teve a experiência de dirigir uma universidade, apenas faculdades.

Propaganda enganosa sobre o FIES, cortes do Governo Dilma ou o quê?

              Além disso os estudantes que precisam do FIES estão encontrando uma grande dificuldade, fruto dos ajustes e cortes do Governo Dilma (PT/PMDB/PCdoB), o site do programa esteve fora do ar e agora surgem notícias de que haveriam um número limite de cotas para as instituições privadas. Isso coloca em risco a permanência na universidade de um amplo setor dos estudantes da UNAMA e de todo país, que já utilizava o programa ou que entrou na universidade contando com o financiamento de suas mensalidades. Afinal a Ser Educacional chegou aqui fazendo a maior propaganda do mundo de que o FIES seria de 100% na instituição, mas, pelo contrário, a realidade é de que a maioria dos estudantes não consegue realizar o contrato e agora se encontra em grande preocupação sobre se terá acesso ou não, uma vez que as mensalidades são cada vez mais caras. Os cortes orçamentários e as novas regras do Governo Dilma prejudicam os calouros seja pelo FIES, prejudicam os veteranos pelo aumento das mensalidades, e o sucateamento geral da instituição promovida pelo Grupo Ser Educacional afeta a todos nós de uma vez só! Por isso tudo e muito mais não podemos ficar calados, devemos nos mobilizar e lutar imediatamente para arrancar respostas concretas aos problemas abertos na UNAMA, visando compreender e alcançar soluções.

Gestão Lutar e Conquistar!


Convocação à luta contra o reajuste das mensalidades e à Assembleia Estudantil

               Diante de tudo isso o DCE considera fundamental a realização de uma Assembleia estudantil para a discussão dos problemas todos. É preciso construir uma Carta de Reivindicações e exigir uma resposta urgente do Reitor Janguiê Diniz! É preciso também dar continuidade e fortalecer a luta contra o aumento das mensalidades aplicado pela Ser Educacional na UNAMA, exigindo a revogação imediata! Só com a mobilização e participação dos estudantes teremos vitórias. Por isso reforçamos o chamado ao ato do dia 03/03 e convocamos a Assembleia Estudantil:



ATO CONTRA OS REAJUSTES!
Data: 03/03/15 – Terça-feira
Horário: a partir de 9h
Local: Hall de Entrada da Alcindo Cacela.

ASSEMBLEIA ESTUDANTIL!
Data: 05/03/15 – Quinta-feira
Horário: intervalo do noturno, às 20h30.
Local: Ginásio do CESEPE




ACESSE E ENVIE SUA MENSAGEM:
Facebook: Dce Unama

CONTATO DE DIRETORES DO DCE:
Ricardo Soares (91) 98328-7027 – Ciências Sociais
Sérgio Nascimento (91) 98293-1345 – História
Eduardo Rodrigues (91) 98908-0484 – Direito
Natasha Machado (91) 98913-1907 – Psicologia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Partice, comente!